sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aparências... (O Importante é o Conteúdo!)


Você conhece alguém, ou é do tipo de pessoa que só olha o exterior, que só fica bem quando seu cabelo está perfeito, seu peso ideal, sua roupa impecável? Ou pior, que só valoriza, anda, tem contato com pessoas lindas por fora (mesmo que por dentro sejam “podres”)???!
Claro, que assim como eu, você já deve ter conhecido alguém assim... Não estou dizendo que para ser confiável e humilde de coração, você precisa ser feio, não estou dizendo que beleza é um problema, não estou dizendo que todas as pessoas lindas por fora são “podres” por dentro: nada de generalizações!
No entanto, a beleza e a vaidade estão sendo cada vez mais pregadas às pessoas, que buscam incansavelmente chegar ao padrão de beleza ditado pela mídia. As pessoas valorizam mais um rostinho bonito do que um coração sincero...
Lendo o meu manual de instruções pra vida toda (a Bíblia), pude notar que a valorização das belas aparências não é um fato apenas dos dias atuais. O texto bíblico que está em I Samuel 16:1-13, descreve a história de quando Samuel foi enviado por Deus à casa de Jessé para ungir um dos filhos dele para ser o futuro Rei de Israel. Samuel foi até a casa de Jessé:

“Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.”
I Samuel 16: 6-7.

“Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não escolheu estes.
Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.
Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, pois este é ele.
Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi.”
I Samuel 16:10-13.

É bem provável, que Samuel não era o tipo de pessoa que só valoriza a aparência, mas coloque-se no lugar dele, ele estava indo ungir um futuro rei, para nós meros seres humanos, um rei deve ser exemplo: de alguém forte, de boa aparência, que seja referencial... Mas para Deus, um coração sincero vale mais que a beleza exterior.
Sabe aquela conhecida frase “As aparências enganam”? Pois é, nós com nosso senso comum escolheríamos com certeza o filho mais velho, mais belo, mais forte... Muitas vezes, cometemos o erro de olhar para a “embalagem” e esquecemos que o importante é o conteúdo. Não é errado nos preocuparmos com o lado de fora, mas vamos olhar um pouco mais para o conteúdo dessa embalagem? Vamos arrumar nosso coração, vamos colocar em nossa mente algo bom! O que vem de dentro, muitas vezes nos torna tão lindos, tão belos, tão fortes, tão grandes... Davi, o escolhido, não era o mais forte, nem o mais belo, porém seu coração era sincero.
Não apenas com Davi, mas com todos nós, podemos não ser os mais belos, fortes, inteligentes, no entanto, quando deixamos o lado de dentro falar mais alto nos tornamos “reis, rainhas”... Deus faz isso conosco, Ele sempre vai olhar nosso coração. Um coração puro, sincero e verdadeiro, nos faz ser maiores do que nossas aparências.
Viva uma vida de sinceridade interior, ter uma boa aparência é apenas um complemento... Beleza acaba... Valorize aquilo que é eterno em você, o resto entregue para Deus, Ele cuida e sabe de todas as coisas!



Por: Ana Caroline Marques.
http://carolmarques93.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário